Toda mulher sonha em ter cabelos lisos e saudáveis. Porém, é de fundamental importância saber que tipos de substâncias estão sendo aplicadas nos fios, visto que o INCA
já declarou que o uso do formol pode prejudicar a saúde, aumentando a
incidência de tumores e levando até à morte. Para atender ao desejo
feminino de maneira correta, encontram-se nos salões de beleza produtos
legalizados e que garantem bons resultados quanto ao alisamento, são
eles: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, tioglicolato de amônia e hidróxido de guanidina.
Especialistas afirmam que não basta o uso de produtos legalizados
para que o cabelo fique liso e bonito, mas sim que, além disso, eles
sejam aplicados corretamente. Portanto, cabe às mulheres serem fiscais
de seus cabeleireiros, exigindo que os produtos sejam legalizados e
manipulados na sua frente. Outro cuidado que as mulheres devem ter antes de efetuar o alisamento, é exigir que seja feito o teste da mecha.
Para as mulheres que pretendem ter os cabelos alisados, porém sem o uso do formol, basta ir ao salão e procurar por técnicas como relaxamento e alisamento. O relaxamento é mais indicado para quem deseja apenas abaixar o volume dos cachos, já o alisamento possui a função de alisar, deixando-os com aspecto de escova progressiva.
Para que o alisamento dure e deixe o cabelo além de liso, saudável, sem danificá-lo, deve ser usado como base produtos destinados a quebrar as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição e modificando o formato dos cabelos.
Para que o alisamento dure e deixe o cabelo além de liso, saudável, sem danificá-lo, deve ser usado como base produtos destinados a quebrar as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição e modificando o formato dos cabelos.
Conheça as substâncias permitidas para o alisamento
Hidróxido de Sódio:
se trata de produtos alcalinos com pH 13, por se tratar de uma substância química é necessário que ela seja aplicada 05 cm de distância do couro cabeludo. Além disso, não se deve usar o calor para acelerar a ação do produto, pois pode danificar o fio e o couro cabeludo.É importante que sua aplicação não ultrapasse 4 vezes ao ano e é fundamental realizar a lavagem com neutralizante ácido após uso do produto.
Tioglicolato de Amônia:
apresentam um pH alcalino, que remove o sebo protetor, facilitando a sua penetração nos fios. O produto deve ser aplicado nos cabelos úmidos, e deverá agir de 15 a 20 minutos. Após, deve-se esticar os fios com um pente e aplicar um neutralizador para refazer as pontas.Hidróxido de Guanidina
é conhecido por ser um produto sem lixívia. Substância que também possui um pH alcalino, sem odor, sendo mais eficiente que o Hidróxido de Sódio. Porém, não fica dispensável o uso de um neutralizador ácido. A composição do produto se dá por meio do Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Guanidina, que devem ser misturados na hora da aplicação.Essas são algumas dicas para realizar um alisamento nos cabelos sem o uso do formol. Com produtos legalizados e um bom profissional, é possível obter fios lisos e sem prejudicar a saúde.
by:Camila de Oliveira Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário